O Desenvolvimento da Juventude

Direitos Da Infância E Da Juventude

Conselheira Educacional e Familiar pela Universidade Adventista de São Paulo, UNASP ?  Dessa forma, a proposta educativa do programa que aborda trabalho como a produção da vida, aonde a convivência social, sem nenhuma forma de exploração da pessoa humana vem em primeiro lugar, de forma que trabalho coletivo se configura na chave fundamental para superar individualismo, onde os futuros jovens produtores são responsáveis pelo que e para quem produzir buscando distanciar os conflitos existentes entre capital e trabalho humano.

 

Oliveira (1992) chama atenção para a teoria de Vygotsky sobre a relações de pensamento e linguagem serem influenciados pela mediação cultural no processo de construção de significados por parte do indivíduo, na internalização de conhecimentos produzidos socialmente; cabe à escola construir situações onde desenvolvimento cognitivo pautado no pensamento e linguagem possam proporcionar momentos de relações com outro.

 

Um caso notório a este respeito e que não se refere a jovens de baixa renda, mas de jovens da classe média, foi do assassinato do Índio Pataxó, vítima do preconceito de 4 adolescentes de classe média do Distrito Federal, que jogaram combustível e atearam fogo no corpo de Galdino enquanto este dormia em um banco de uma  parada de ônibus em Brasília.

 

É importante ressaltar que só é possível compreender os aspectos de uma criança se nela o educador reconhecer um pouco da criança que foi e que ainda existe em si, sendo possível ao educador redescobrir e reconstruir em si mesmo gosto pelo lúdico, buscando experiências, brincadeiras de infância e adolescência que possa contribuir para uma aprendizagem lúdica prazerosa e significante.

 

Ato brutal de violência colocou outra vez em debate as questões dos direitos, os preconceitos e as omissões da política indigenista do Governo diante das agressões contra os povos indígenas no país” (SILVA, 2002, p. 52) e, podemos acrescentar, colocar em debate também a necessidade de implementar políticas públicas de juventude que possam diminuir as situações de violência e criminalidade na nossa sociedade, evitando a morte precoce de milhares de jovens em nosso país. Não só em nosso país mas também levar esta teoria a todo território mundial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *